top of page
  • Foto do escritorEquipe KW8

Nosso processo de criação



Nós temos processos internos para organizar toda a demanda do escritório.

Repassamos juntos todos os procedimentos relacionados à obra de que estamos cuidando como garantia de que nenhum detalhe passe em branco e o trabalho seja feito em equipe.

No geral, as tarefas são divididas de acordo com nossa especialidade, mas nosso trabalho não é isolado um do outro: ambos desempenham papéis importantes e as responsabilidades em relação ao andamento das obras são perante nós dois, o que não impede de diversificarmos nossas funções dentro da arquitetura.

O tempo de cada um, por assim dizer, é diferente e muito dinâmico.

Estamos aqui um para o outro e tudo gira em torno de nosso consenso.

Os prazos dos projetos são cumpridos dentro do nosso cronograma e até a data estabelecida com o cliente. Temos isso muito bem definido, pois nossas etapas de entrega são vinculadas ao pagamento e, assim, alinhamos também a parte financeira.


Desenvolvimento de projetos

O alinhamento dos processos, a colaboração mútua, a definição e cumprimento dos prazos e o controle financeiro não nos trariam outro resultado a não ser um projeto executado com excelência. Precisamos que, desde a etapa de criação até a final, a capacidade e a experiência com as quais atuamos sejam desenvolvidas ao máximo.

O processo criativo também é desmembrado entre os dois; é importante discutir as informações antes de serem levadas ao cliente e ajustar detalhes, considerando tanto a preferência de quem deseja transformar seu espaço quanto toda a pesquisa e nosso senso profissional de qualidade e segurança, ainda na etapa inicial.


Entrega de projetos

Estudos preliminares

Os estudos preliminares se referem à parte conceitual e comprometem-se à criação de layouts, ao fornecimento das dimensões do que o compõem, à escolha mais apropriada de materiais e paleta de cores, tudo para entendermos qual mensagem quer ser transmitida.

Prever possíveis problemas de construção e descartá-los antes mesmo de uma tomada de decisão definitiva é um dos efeitos do levantamento arquitetônico. É aqui que vamos realmente conhecer o espaço e entender como ajustá-lo, tanto a especificidades da geografia local quanto às solicitações.

Unindo teoria e prática nas plantas apresentadas graficamente, o projeto fica repleto de referências e perspectivas.

Após uma apresentação em Powerpoint, podemos ter mais convicção na escolha aprovada e validada pelo cliente para darmos início à próxima fase.


Anteprojeto

Plantas construtivas, memorial descritivo e planilha estimada de custos compõem essa fase, caso sejamos contratados para um projeto completo.

Aqui, conseguimos fazer o orçamento com os fornecedores e informar, no todo, de quanto seria necessário dispor financeiramente para realizar o projeto.


Com 100% da aprovação, o anteprojeto dará início à concretização das ideias.


Projeto executivo

O movimento agora é com a gente!

Esse é literalmente o plano de ação, pois uma ideia sem ação não constrói sonhos.


As soluções foram, nas fases anteriores, as mais precisas para que tenhamos o mínimo de imprevistos na execução da obra.

Na verdade, a construção já começou, mesmo que apenas no papel. Tudo que foi analisado, estabelecido e definido representa um conjunto imenso de técnicas que buscam aproximar ao máximo o ideal da materialização: por meio das tecnologias digitais, foi possível esboçar o levantamento da obra e, agora, está na hora de tirar isso da imagem!


No projeto executivo, lidamos com o detalhamento da marcenaria, da marmoraria, pontos de infraestrutura hidráulica, elétrica etc., tabelas, medidas, outros desenhos manuais ou em softwares gráficos… São muitos pontos!


Isso fecha a parte do Projeto Completo.

Não é sempre que agimos dessa forma, isso porque nossa proposta depende do que o cliente precisa; caso opte por uma consultoria, por exemplo, o material será simplificado. Isso permite que haja um viés geral dos serviços de arquitetura prestados e o suporte de ideias ainda inseguras e não tão certas sobre o que construir, bem como qual é o objetivo dessa construção.


Vistoria da obra

Também cuidamos de visitas semanais para o acompanhamento e orientação sobre compras de mobiliário ou de revestimento.

Esse tipo de contratação é feito à parte e pode incrementar ainda mais no seguimento do projeto, já decidido e firmado entre contratante e contratado.


Processo criativo

O briefing

Pretensões, objetivos, desejos e necessidades… Tudo isso está envolvido na nossa relação com o cliente.

Não se trata de um retorno sobre algo já sugerido por nós e que passou pela aprovação da(o) contratante, exceto quando não ainda existem dúvidas; nesse caso, nossas opções de projetos viriam em primeiro lugar. Mas se as preferências já estiverem definidas, temos as pistas para trabalhar em sintonia com o briefing.


Fazemos o levantamento do espaço e estudamos as plantas de layout com base nas informações coletadas.


Pesquisas de referências

Estilos, conceitos, acabamentos, materiais entram na estrutura da obra.

Buscamos diversificar os padrões e adequá-los às características físicas do local. Isso é extremamente importante para termos certeza de que é possível, ou não, dar continuidade no planejamento arquitetônico.


A perspectiva nunca foi tão real!

Claro, depois de aproximar três planos de criação - o imaginário, o digital e o estrutural, já é quase possível tocar o sonho.


Relacionamento com o cliente

É imprescindível entendermos as dimensões sociais que nossos serviços atingem e reconhecermos a humanidade envolvida durante as negociações. Só assim mantemos uma boa relação profissional.

O atendimento é sempre feito por nós, diretamente com quem nos procura, e não por terceiros, mas, normalmente, apenas um está presente nas reuniões para apresentar as propostas.

A preocupação com a aprovação de quem adquiriu nossos serviços é evidente, principalmente na fase de obra, onde nos distanciamos um pouco do processo, mas sempre com empenho em ter um retorno positivo. Esclarecemos todas as dúvidas e preocupações, se houver, de quem seja.


Acompanhamento do projeto

Ambas as partes participam, mas pode haver a opção por uma companhia ao invés de outra durante a visita ao local. Isso não significa que um participa mais do que o outro, pelo contrário, o câmbio faz parte do gerenciamento da KW8 Arquitetura.


Tecnologias e ferramentas

Utilizamos recursos conhecidos para organizar e dar andamento em nossas demandas, como Excel e Trello, importantes na administração das informações, bem como na gestão financeira das transações.

Para a elaboração dos projetos, utilizamos o SketchUp e o AutoCAD; para a apresentação deles, o Powerpoint é vantajoso como um meio de ordenar o conteúdo já criado e facilitar a visualização, pois a criatividade é por nossa conta!

Os efeitos em 3D são integrados ao nosso trabalho como parte indispensável, pois é por meio deste recurso que o cliente consegue visualizar o espaço e as ideias propostas nas imagens.


Importância da organização e do planejamento para a eficiência de um escritório de arquitetura

O fato de estarmos em poucas pessoas exige ter organização e processos internos bem definidos: pastas e itens arquivados nos locais certos ajudam muito na economia de tempo e tornam o direcionamento mais favorável quando precisamos encontrar algum arquivo em específico. Além disso, temos modelos preestabelecidos que facilitam a execução de novas tarefas.

Não começamos do zero, pois anos de experiência construíram nossa base.


Portanto, direcionamos nossos esforços para manutenção das metas e de quais estratégias nos levarão até elas.


Melhorias e inovação - perspectivas futuras

Sempre tivemos isso em mente.

Todos os dias são lições aprendidas para não errar na mesma questão. Fazer o melhor ao nosso alcance e remodelar hábitos requer novas medidas; é sobre trabalhar para não cair na zona de conforto e sempre revisar todas as etapas da nossa rotina aqui apresentadas, investindo no aperfeiçoamento de técnicas e arquitetando um futuro de sucesso com sabedoria.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page